Vale do Ribeira e Litoral Centro celebram Semana do Meio Ambiente

Unidades de Conservação do Estado administradas pela Fundação Florestal terão entrada gratuita no próximo fim de semana

qua, 05/06/2019 - 10h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, por meio da Fundação Florestal, vai liberar a entrada, nos dias 8 e 9 de junho, em todas as unidades de conservação da região do Vale do Ribeira e Litoral Centro, por causa da celebração da Semana Nosso Ambiente.

Arelação dos parques pode ser conferida pela internet. Na região do Vale do Ribeira e Litoral Centro, os visitantes poderão conhecer os Parques Estaduais Caverna do Diabo, Campina do Encantado, Carlos Botelho, Prelado, Ilha do Cardoso, Itinguçu, Intervales, Lagamar de Cananeia, Marinho Laje de Santos, Restinga de Bertioga, Rio Turvo, PETAR e os Núcleos Itariru, Bertioga, Curucutu, Itutinga-Pilões e Xixová-Japuí do Parque Estadual Serra do Mar.

A ação tem o objetivo de incentivar a ocupação dos espaços para que mais visitantes conheçam as áreas protegidas, compartilhem suas experiências e, com isso, contribuam para a preservação dos locais.

Atividades

O calendário ambiental registra o 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, visa a chamar a atenção sobre a importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção da vida no planeta Terra.

Anualmente, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal, promove extensa programação voltada para a educação ambiental em dezenas de Unidades de Conservação espalhadas pelo território paulista.

Durante uma semana estão programados palestras, oficinas, passeios ciclísticos, trilhas, exposições e muitas outras atividades voltadas tanto para grupos escolares como para o público em geral.

No Estado, existem mais de 150 áreas protegidas, divididas em Parques Estaduais, Áreas de Proteção Ambiental, Estações Ecológicas, Monumentos Naturais, Florestas Estaduais, além de Parques Urbanos.

Biomas

Os Parques Estaduais de São Paulo são guardiões da rica biodiversidade existente nos dois grandes biomas paulistas: a Mata Atlântica e o Cerrado. Eles são cuidados e preservados pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal e do Instituto Florestal.

Valer destacar que, no Guia de Áreas Protegidas do Estado de São Paulo, é possível conferir as informações sobre todas as unidades de conservação.